Composição de quadros para renovar o ambiente

Os quadros são elementos muito importantes na decoração! Eles transmitem sua personalidade nas paredes dos ambientes! Não existem regras para fazer uma composição de quadros, mas seguindo algumas dicas, fica mais fácil ter um resultado harmônico e funcional!

A primeira dica é reunir quadros de um mesmo estilo. Independente da diversidade de tamanhos das molduras, as imagens devem complementar as cores ou texturas do espaço em questão.

Quadros com molduras diferentes

Com os quadros escolhidos, o próximo passo é definir a disposição dos mesmos na parede. Fazer moldes de papel e testá-los na parede, ajuda a ter uma noção do resultado.
Faça um eixo a 1,60m do chão e distribua os quadros a partir disso. Dessa forma a composição fica harmoniosa, criando uma boa relação entre a altura do ambiente e altura mediana de uma pessoa.

Moldes de papel

A composição depende muito das dimensões da parede, do ambiente (sala de estar, de jantar, quarto, escritório…) e da quantidade de quadros.
Predefina o eixo e espaço na parede que deseja ocupar. Em seguida defina o tipo de disposição que mais combina com o ambiente: quadrada, retangular, em dois eixos ou aleatória. Confira nos exemplos abaixo:

Disposições de quadros

A terceira dica é escolher os quadros conforme o estilo de cada ambiente, considerando as cores e texturas da parede onde os mesmos serão posicionados. Quando os quadros são posicionados acima de móveis, como do sofá por exemplo, deve-se deixar 15cm de distância para não atrapalhar na funcionalidade.

Distância entre quadros e móvel

Quadros em parede com textura

Outra forma de expor os quadros é em prateleiras estreitas, que cabem em qualquer cantinho e suportam outros objetos decorativos.

Quadros em prateleiras

Os quadros pendurados ou apoiados em prateleiras exigem furos e um certo planejamento, certo? Se estiver procurando um jeito de renovar o ambiente com liberdade de alteração sempre que quiser, uma boa solução são os quadros apoiados sobre móveis ou diretamente no chão:

Quadros apoiados em móvel e chão

Quer ver como nós da Original Arquitetura colocamos em prática essas dicas? Dê uma olhada abaixo nos projetos elaborados para nossos clientes.

Exemplos de projetos

Exemplos de projetos 02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *